segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

conheça 12 dicas de consumo consciente no Natal


Para aproveitar bem a festa natalina sem comprometer o ano novo, minimizando os impactos negativos ao meio ambiente, sugerimos 12 dicas para o consumo consciente no Natal.

1- Natal com significado. Natal é tempo de renascimento. Os presentes são mostras de afeto renovado às pessoas queridas. Aproveite as festas de final de ano para estar com quem você mais gosta e para compartilhar um texto, ouvir uma música, refletir sobre o ano que passou e sobre os planos futuros.

2- Acerte no presente. Minimize o risco de errar. Pergunte o que as pessoas querem ganhar ou, se preferir fazer surpresa, reflita bem antes de comprar. Busque algo que tenha a ver com os gostos e interesses de quem você irá presentear.

3- Controle o impulso consumista do Natal. Planeje suas compras. Estabeleça um limite de gastos e não o ultrapasse.

4- Dê presentes alternativos. Faça você mesmo alguns dos seus presentes. Procure produtos artesanais feitos por comunidades, cooperativas ou entidades do terceiro setor. Sempre que possível, opte por objetos feitos com matéria-prima reciclada.

5- Não compre produtos piratas ou contrabandeados. Pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa. Você estará contribuindo com o crime organizado e com o conseqüente aumento da violência no seu bairro, na sua cidade e no seu país.

6- Escolha produtos de empresas que tenham responsabilidade socioambiental. Informe-se sobre a conduta social e ambiental das empresas das quais vai comprar. Prefira empresas responsáveis.

7- Avalie bem quando comprar a prazo. Caso opte por compras parceladas, verifique a taxa de juros e analise se a prestação é adequada ao seu orçamento para o ano novo. Caso pague à vista, busque negociar um desconto no preço. E não esqueça de fazer uma reserva no seu orçamento para os gastos que sempre ocorrem no início de ano.

8- Reduza o impacto das compras. Uma forma de reduzir o impacto das compras é usar o mínimo de embalagens possível. Prefira embalagens duradouras e que possam ser reutilizadas, como aquelas com opção de refil. Ao embrulhar, use papéis e embalagens reciclados. Prefira comprar pela internet. Dessa forma, a mercadoria vai diretamente do centro de distribuição para sua casa, evitando maiores gastos de combustível no transporte de produtos.

9- Decore conscientemente. Opte por uma árvore de Natal natural plantada em vaso, para usá-la no próximo ano. Reaproveite os enfeites dos anos anteriores e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos a partir de materiais reciclados. Na decoração com luzes, use lâmpadas de baixo consumo e apague-as antes de dormir.

10- Faça doações. O Natal é uma boa época para você doar o que não usa e que pode ser útil para outras pessoas. Ao apoiar entidades que acolhem os menos favorecidos, você estará contribuindo para que todos tenham um Natal mais feliz.

11- Faça uma ceia de Natal consciente. Compre apenas a quantidade de alimentos que você estima ser realmente consumida. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício. Mesmo em famílias grandes, não use pratos e copos descartáveis, que viram lixo.

12- Dissemine o consumo consciente. Aproveite a festa natalina e dissemine o consumo consciente entre seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Esse é o melhor presente que você pode dar à sociedade. E lembre-se: há coisas que, quanto mais consumimos, mais se multiplicam. Por isso, no Natal, consuma exageradamente amor, beleza, alegria, carinho e amizade.

http://www.akatu.org.br/

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

^