quinta-feira, 17 de abril de 2008

"Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário."
Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprenderemos sempre.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda
clique aqui

2 comentários

SOB_VERSIVA disse...

Paulo,obrigada pelas suas palavras, e deixe dizer que este post , no qual comento, está directo e preciso !
Sem qualquer tipo de "educação" (alfabetização é apenas um princípio), sem uma estruturação mínima do individuo que nasce, e se vai forçosamente integrar numa determinada comunidade/sociedade, sem essa preparação , essa "socialização"(se melhor se enquadrar), para entrar e ser um individuo apto, sociável, integrado... ele irá ser sempre um ser marginal...não forçosamente "marginal para o crime(mas também) , mas "marginal" no sentido literal do termo..." à margem", logo, fora dela, do lado errado dessa sociedade onde nasceu , e não lhe foram dadas condições para "florescer" como individuo, como " Cidadão"! E não sendo cidadão, é um pária, e não tem nada a perder indo para o lado por onde puder sobreviver!
E quem o pode culpar? Não faríamos nós o mesmo ? Eu por mim, digo que sim ! Analiso o país onde nasci, Angola, uma guerra que conheci, e vejo a fome a passar ao lado na rua com a riqueza sem medida...Vejo que o sistema instituído até às raizes é o suborno, para ter qualquer coisa feita, inclusivé um documento oficial...
Não vivo lá, mas África mora no meu coração.
Acredito que haja solução...
Mas ela está na 3ª geração a partir daqui, se todas as crianças começarem a aprender sobre Educação Justiça e Cidadania!Quando essas crianças forem país, aceitarão melhor os conceitos, e quando vierem os netos, já se verão conquistas!
Choro pelo Brasil, uma terra linda, rica de recursos e rica nas suas gentes. Espero que não sejam necessárias 3 gerações !
Até porque um dia, quem sabe, optasse por viver aí...
Um abraço!

SOB_VERSIVA disse...

Desculpe ter escrito tanto...nem reparei:) !

Postar um comentário

^